quarta-feira , 19 de setembro de 2018
Home / Artigos / Resenhas / Crash: uma breve história da economia – da Grécia Antiga ao século XXI – Alexandre Versignassi
Kindle paperwhite: Prático como você

Crash: uma breve história da economia – da Grécia Antiga ao século XXI – Alexandre Versignassi

Compartilhe:
Crash: uma breve história da economia - da Grécia Antiga ao século XXI Book Cover Crash: uma breve história da economia - da Grécia Antiga ao século XXI
Alexandre Versignassi
352
Leya Brasil
Economia / História
2011
978-8544101650

 

A sinopse:

A história da economia desde a Grécia antiga até os dias de hoje. Couro, peixe seco, sal grosso, pinga, tabaco. Tudo isso já foi moeda. Mas a que deu certo mesmo foi outra: o dinheiro falso, uma criação da Grécia antiga que você carrega hoje na carteira. Dinheiro falso que movimenta um mercado financeiro insano, cheio de períodos de euforia e depressão. Só que foi justamente essa loucura que deu à luz o mundo mais rico de todos os tempos, o nosso mundo.

O autor:

Alexandre Versignassi é jornalista e editor da revista Superinteressante, da editora Abril. Foi finalista do Prêmio Esso em 2010 e ganhou duas vezes o Prêmio Abril de Jornalismo. Especializado em jornalismo científico, iniciou a carreira como repórter e colunista da Folha de SP e foi editor das revistas Sapiens e Flashback, também da editora Abril.

A resenha:

Eu tomei conhecimento desta obra quando estava fazendo pós-graduação em Gestão de Marketing e buscava entender mais sobre economia, algo primordial para essa formação, quando estudamos marketing internacional. Por ser completamente leigo em economia até aquele momento, precisava de material de estudo que tivesse uma linguagem clara, livre de jargões e que me fizesse entender o básico. Foi então que, através da indicação de um amigo especialista em finanças, Leandro Quevedo, coloquei as mãos em um exemplar do Crash.

 Essa foi a melhor decisão que eu poderia ter tomado quando decidi me aprofundar em economia. Como o próprio título do livro diz, a obra aborda a economia desde a Grécia antiga, mas o que torna tudo ainda mais interessante ocorre quando o livro passa a focar na história da economia brasileira: os erros e acertos, e principalmente a insistência em cometer os mesmos equívocos do passado, seja no Brasil ou na Roma antiga, chegando assim, aos mesmos (e desastrosos) resultados.

A escrita é leve e irreverente, passando por temas complexos de forma simples, fazendo analogias com eventos de nossa época. Um ponto alto a se destacar é que o livro passeia pela história do Brasil sem tomar partido por nenhuma ideologia política. Critica os equívocos econômicos de todas as épocas, e em todos os governos. A obra explica detalhadamente conceitos que deveríamos ter aprendido na escola, mas não aprendemos: juros, moeda, inflação, bancos, bolsa de valores, bolhas especulativas e vendas de ações.

Após a leitura desse livro, que já passou por algumas edições (a que eu li terminava avaliando a economia no governo de Dilma Rousseff), você não sairá formado em economia, mas definitivamente sairá menos ignorante sobre um tema tão relevante para nossas vidas no sistema capitalista em que vivemos.

Artigos relacionados

Compartilhe:

Sobre Rodrigo Barros

Rodrigo Barros
Empreendedor e escritor, Rodrigo Barros é bacharel em Biblioteconomia e em Sistemas de Informação, com pós-graduação em Gerência de Projetos e MBA em Gestão de Marketing.

Veja também

A história não contada dos Estados Unidos – Oliver Stone e Peter Kuznick

Título: A história não contada dos Estados Unidos Autor: Oliver Stone e Peter Kuznick Páginas: …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Web Analytics