quarta-feira , 14 de novembro de 2018
Home / Artigos / Empreendedorismo / Crie bancos de currículo e formulários de pesquisa, jamais vagas falsas
Kindle paperwhite: Prático como você

Crie bancos de currículo e formulários de pesquisa, jamais vagas falsas

Compartilhe:

O que uma empresa espera de um candidato no momento em que o seleciona para uma possível contratação? Normalmente, se busca experiência, qualificação e minimamente honestidade. Uma das premissas básicas de um bom relacionamento é a confiança, e toda relação de confiança é baseada em ser verdadeiro um para com o outro. Se toda empresa busca honestidade nos colaboradores que contrata, porque algumas não se importam em serem desonestas criando vagas falsas para captar currículos?

 O momento mais difícil na vida de um trabalhador ocorre quando este se encontra desempregado. São meses de sofrimento, busca por recolocação, autopunição, incertezas, contas em aberto e o constante sentimento de impotência e humilhação. E é justamente nesse momento que alguns profissionais tiram proveito da boa fé daqueles que estão em busca de um novo emprego.  É uma prática comum no mercado a criação de vagas falsas para atrair currículos, seja para montar um banco de talentos, para testar o mercado ou qualquer outra justificativa, que na prática não justifica nada.

Se o departamento de recursos humanos de uma empresa precisa formar um banco de talentos, crie uma base para esse fim. Várias companhias se utilizam desta técnica, anunciam que estão captando currículos para montar um banco, criam vagas exclusivas para esse fim, com tudo muito bem descrito, e lá se inscreve quem tem interesse. É honesto e eficaz.

Se a companhia deseja e/ou precisa saber mais sobre o mercado, divulgar vagas falsas não é a maneira adequada. Crie formulários de pesquisa, existem diversas plataformas gratuitas para isso. Divulgue o formulário em redes sociais profissionais como o LinkedIn, ou até mesmo em outras redes, como o Twitter e o Facebook, e não faltarão amostras qualitativas e quantitativas para melhor avaliar o mercado de trabalho.

Como esperar um relacionamento de confiança com uma empresa que anuncia vagas já preenchidas previamente ou inexistentes? Como fica a imagem desta mesma companhia perante ao mercado de trabalho quando descobrimos que a mesma possui práticas desonestas, desde o momento da contratação de um colaborador para seus quadros?

Se desejamos uma sociedade mais honesta e uma melhor relação de trabalho, mudanças devem ocorrer em todas as esferas: entre os profissionais, entre as empresas e dentro de nós mesmos. Vamos escolher sempre as melhores práticas, e essas não passam por enganar ao próximo.

Compartilhe:

Sobre Rodrigo Barros

Rodrigo Barros
Empreendedor e escritor, Rodrigo Barros é bacharel em Biblioteconomia e em Sistemas de Informação, com pós-graduação em Gerência de Projetos e MBA em Gestão de Marketing.

Veja também

Méliuz: é confiável? É seguro? Como ganhar descontos e dinheiro de volta?

Já faz certo tempo que conheci o sistema de cupons de descontos Méliuz, e sempre …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Web Analytics