Currículo

Rodrigo Barros
Coordenador de Projetos: TI, Marketing, Comunicação, Gestão de Processos, MKT Digital e Mídias Sociais

Coordenador de projetos nas áreas de TI, comunicação e marketing, com experiência em desenvolvimento web, design e implantação de sistemas nos setores do comércio e saneamento, assim como em marketing esportivo, atuando em grandes empresas como Aegea Saneamento, Fluminense Football Club e SESC. Especializado em gestão de marketing, incluindo marketing digital e mídias sociais, com pós-graduação em gerência de projetos. Graduado em sistemas de informação, e também em biblioteconomia e documentação, com inglês fluente e espanhol básico.

 

Histórico Profissional

Dez/2012- Mar/2017

Analista de Projetos III
Aegea Saneamento

Responsável por coordenar o processo de comunicação nas áreas de Relações com Investidores e Comunicação Corporativa, liderando equipes de comunicação espalhadas pelas concessões em diversos municípios do País.

 

– Gestão do relatório anual de sustentabilidade, atingindo o segundo lugar na categoria pela ABRASCA;

– Responsável pelo controle de orçamento da área de Comunicação Corporativa, reestruturando o processo de mídia online e off-line, e com isso reduzindo os custos do setor em mais de R$ 100 mil anuais;

– Gestão de contas a pagar das áreas de Comunicação Corporativa, Relações com Investidores e Planejamento Financeiro.

– Padronização e reformulação da marca, identidade visual, assim como missão, visão e valores da holding e suas concessões;

– Implantação de servidores web, reduzindo os custos com o serviço em mais de R$ 60 mil anuais;

– Desenvolvimento e manutenção de todos os websites da instituição;

– Serviços de SEO, atingindo o primeiro lugar no Google, e aumentando os acessos ao site da holding em mais de dez vezes;

– Gestão e desenvolvimento de mídias sociais, e dos serviços de clipping e e-mail marketing;

– Desenvolvimento do sistema de educação à distância da academia corporativa e implantação do portal do conselho, portal de comunicação e portal dos acionistas.

Ago/2012 – Dez/2012

Consultor de Marketing
Evolutiva Comunicação

Responsável pelos serviços de SEO, mídias sociais, campanhas online, links patrocinados, e-mail marketing e marketing digital.

Fev/2010 – Ago/2011

Consultor de Marketing
Sportfield

Responsável pela análise de melhores estratégias de vendas online, SEO, mídias sociais, campanhas online, links patrocinados, e-mail marketing e marketing digital.

Mar/2010 – Mar/2011

Consultor de Marketing
Fluminense Football Club

Encarregado pelo desenvolvimento e hospedagem do site oficial do clube, assim como pela implantação do serviço de e-mail e sistema de ouvidoria do clube.

Jan/2008 – Fev/2010

Analista de Sistemas
SESC - Serviço Social do Comércio (Diretório Nacional)

Responsável pela implantação, treinamento e suporte de todos os sistemas da Escola SESC de Ensino Médio, incluindo servidores e bancos de dados, e pelo desenvolvimento de aplicações web, liderando uma equipe técnica formada por três colaboradores.

– Implantação dos sistemas de refeitório, compras, suporte técnico, RH, educacional e biblioteca;

– Desenvolvimento do sistema de seleção para novos alunos e do sistema de educação à distância;

– Implantação do servidor Web, bancos de dados e desenvolvimento do website da companhia.

Fev/2006 – Dez/2008

Coordenador de Projetos
MARG Consultoria e Soluções Tecnológicas

Responsável por coordenar a implantação de servidores e estações PACS dos sistemas de radiologia em hospitais e clínicas, liderando uma equipe técnica formada por cinco colaboradores.

– Implantação, manutenção e suporte de servidores e estações dos sistemas de radiologia do Hospital Pasteur, Rede d´Or, Hospital São Lucas, Complexo Hospitalar de Niterói, entre outros;

– Implantação do servidor Web, bases de dados e desenvolvimento do website da companhia;

– Design de máscaras gráficas para a interface de spools gerados pelo IBM AS400 Series.

Formação

Conclusão em 2015

MBA em Gestão de Marketing
Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas (FMU)

Conclusão em 2012

Pós-Graduação em Gerencia de Projetos
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)

Conclusão em 2006

Graduação em Sistemas de Informação
Universidade do Grande Rio Professor José de Souza Herdy (UNIGRANRIO)

Conclusão em 1999

Graduação em Biblioteconomia e Documentação
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
Outras Qualificações

- Formação de Instrutores e Palestrantes (ConQuist Brasil, conclusão 2016).

- Edição e Produção Editorial (Casa da Educação, conclusão 2016).

- Oficina de Roteiro (SENAC SP, conclusão em 2016).

- Espanhol – Básico (Abraço cultural, conclusão em 2015).

- Metodologia ágil Scrum (Solution Way IT, conclusão em 2015).

- Administração em SharePoint (Impacta, conclusão em 2013).

- Facebook Marketing (Ecommerce School, conclusão em 2012).

- SEO (Agência Mestre, conclusão em 2012).

- Os 8ps do Marketing Digital (Quartel Digital, conclusão em 2012).

- Google Adwords Fundamentals and Advanced (Goobec, conclusão em 2012).

- Academia Java (Globalcode – The Developers Company – Curso de desenvolvimento em linguagem Java, abrangendo interpretação de diagramas UML, modelagem e implementação de classes de negócios, integração com banco de dados relacionais, desenvolvimento desktop em duas camadas e desenvolvimento web em três camadas. Conclusão em 2007).

- Desenvolvimento em Jwalk (Compusistem S.A., localizada em Buenos Aires (Argentina), englobando o desenvolvimento de interfaces gráficas para aplicações em AS400 (incluindo aplicações Web), com a ferramenta JWALK, conclusão em 2001).

- Inglês – Fluente (CCAA, 10 anos, conclusão em 1997).