O autor

rodrigo-barrosRodrigo Barros é um escritor brasileiro, nascido em São João de Meriti, estado do Rio de Janeiro e criado na Cidade Maravilhosa. Suas obras incluem artigos acadêmicos, poemas, músicas, contos e livros, sobre os mais diversos temas. Com formação em Biblioteconomia e também em Sistemas de Informação, possui pós-graduação em Gerencia de Projetos e MBA em Gestão de Marketing.

Incentivado por seu pai, também escritor, poeta e compositor, arriscou as primeiras rimas ainda menino. Em 1999, redigiu a monografia “O moleque maravilhoso: Raul Seixas, obra e vida”, que serviu como Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Biblioteconomia), pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Em 2006, redigiu o artigo “Inclusão Digital: Acessibilidade para Deficientes Visuais”, ao lado de Rodrigo de Sá Klayn, que serviu como Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) – Universidade do Grande Rio. Em 2012, redigiu o artigo “Gerenciamento de riscos em projetos desenvolvidos por equipes virtuais”, que serviu como Trabalho de Conclusão de Curso (Pós-Graduação em Gerência de Projetos) – Pontifícia Universidade Católica. Em 2014, já trabalhando como redator para alguns sites e empresas, decidiu compilar todo o trabalho que havia produzido ao longo dos anos e o disponibilizou em um blog pessoal.

Em 2015, ao lado de Lúcio Bairral, lançou, pela Estante do Autor, seu primeiro livro, chamado “De Oswaldo Gomes a Fred: A história do Fluminense Football Club no centenário da Seleção Brasileira”.  Redigiu o artigo “O uso das redes sociais como ferramenta de marketing e seu impacto no relacionamento entre marcas e consumidores”, que serviu como Trabalho de Conclusão de Curso (MBA em Marketing) – Faculdades Metropolitanas Unidas. O artigo foi escolhido entre os cinco melhores do período e foi publicado na obra “Economia Gestão e Marketing”, pela Editora LiberArs.

Foi vencedor do concurso de contos realizado pela Editora Cultura em Letras Edições, sobre Mitologia. O conto intitulado “O plano perfeito”, está na Antologia “O conto dos Deuses”. Foi também selecionado em cinco concursos com temas diversos da Andross Editora, especializada em publicar antologias de contos.  O conto “Janta” está presente na antologia “Nanquim”, o conto “O Abraço” está presente na antologia “Círculo do Medo”, o conto “O sopro do dragão” está presente na antologia “Etéreo”, o poema “O dom de escrever” está presente na antologia “Metamorfoses” e o conto “O pedido” está presente na antologia “Marcas Eternas”, todas sendo lançadas no mesmo ano.

Em 2016, o autor foi publicado pela Editora Canal 6, na antologia Machado de Assis, com o conto “Sete segundos”. Convidado pelo Fluminense Football Club, participou do livro “O Fluminense somos todos nós”, obra comemorativa dos 114 anos da instituição, Rodrigo participou escrevendo o capítulo “Muito além das Laranjeiras imortais”.

Sua última obra será lançada pela Editora Multifoco na Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Intitulada de “Da Rebelião à Glória”, a obra conta a saga do Fluminense na conquista da copa da Primeira Liga.

Acompanhe também seu trabalho como escritor focado exclusivamente na história do Fluminense Football Club, em www.podearroz.net