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Marketing Literário: Criando anúncios mais eficientes no Facebook

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Criar anúncios no Facebook não é nenhum bicho de sete cabeças. Na verdade, é bem intuitivo e simples. Qualquer pessoa será capaz de aprender a fazê-los em menos de dez minutos. A grande questão não é o uso da plataforma, e sim as melhores estratégias para alcançar os resultados esperados.

Ao criar um anúncio, a primeira coisa que você deve fazer é definir seu objetivo. A ferramenta disponibiliza três opções: Reconhecimento, Consideração e Conversão.

A diferença entre elas é simples e eu recomendo que você faça campanhas em três etapas, primeiro focando no reconhecimento de sua marca, em seguida, focando em engajamento para depois focar em vendas. Claro, nem sempre esse é o objetivo, você pode já ter seu nome consolidado no mercado, gerar tráfego suficiente em seu site e ter como único objetivo vender seu novo livro. Somente você poderá definir em que estágio se encontra a sua campanha.

Quando anunciamos usando o objetivo “Reconhecimento” o foco é basicamente valorizar sua marca, usando o jargão de marketing, melhorar seu branding. Esse tipo de anúncio tem quatro subdivisões:

1 – Impulsionar suas publicações

Essa opção foca em fazer com que mais pessoas vejam as publicações em sua Página, aumentando assim a interação com ela, curtindo e compartilhando o conteúdo postado.

2 – Promover sua página

Essa opção tem como objetivo simples levar mais pessoas a curtirem a sua página.

3 – Alcançar pessoas próximas a sua empresa

Essa opção funciona quando você possui um negócio físico. Ela serve para impulsionar sua marca para quem está próximo de você.

4 – Aumentar o reconhecimento de marca

Essa opção promove o alcance de pessoas com maior probabilidade de serem captadas pelos seus anúncios, aumentando o reconhecimento de sua marca.

***

Quando anunciamos usando o objetivo “Consideração” o foco é engajamento. Essa opção tem por objetivo fazer com que o usuário, que a princípio já conhece sua marca, interaja com você e seu produto de forma mais efetiva.

1 – Enviar pessoas para o seu site

O título é autoexplicativo, o objetivo desse tipo de anúncio é aumentar o número de visitantes em seu site.

2 – Obter instalações de seu aplicativo

Essa opção tem por objetivo enviar as pessoas para a loja onde elas possam comprar seu aplicativo. Nesse caso, estamos falando exclusivamente sobre aplicativos que rodam internamente no Facebook.

3 – Aumentar a participação no seu evento

Essa opção tem como função levar mais pessoas a participarem de um evento criado no Facebook.

4 – Obter visualizações do vídeo

Essa opção tem por objetivo promover vídeos que mostrem cenas dos bastidores, lançamentos de produtos ou histórias de clientes para aumentar a conscientização sobre a sua marca.

5 – Adquira cadastros para o seu negócio

Essa opção tem por objetivo coletar informações de leads de pessoas interessadas nos seus negócios.

***

Chegamos ao ponto que normalmente interessa à maioria das pessoas. Quando anunciamos usando o objetivo “Conversão” o foco é um só: VENDER MAIS LIVROS.

1 – Aumentar conversões no seu site

Diferente do que ocorre no objetivo de “Consideração”, essa opção faz com que as pessoas executem ações em seu site, pode ser assistir a um vídeo específico, cadastrar-se ou adquirir um livro. Você deve utilizar o pixel do Facebook para medir e otimizar anúncios para conversões.

A própria plataforma explica detalhadamente o processo:

https://www.facebook.com/business/help/546468515455733

2 – Aumentar o envolvimento com seu aplicativo

Essa opção tem por objetivo fazer com que mais pessoas utilizem seu aplicativo do Facebook para desktop ou celular.

3 – Fazer as pessoas obterem sua oferta

Promova descontos ou outras ofertas para que as pessoas possam adquirir produtos em seu e-commerce.

4 – Promover um catálogo de produtos

O objetivo desta opção é criar anúncios que mostrem automaticamente produtos do seu catálogo com base no público-alvo.

5 – Faça com que as pessoas visitem suas lojas

Essa opção tem por objetivo promover sua loja para pessoas que estão próximas ao seu negócio. O foco é criar visitas ao seu estabelecimento físico, não serve para e-commerce.

***

Após definir o objetivo de sua campanha, você deve definir as propriedades de seu anúncio. Caso tenha mais de uma página no Facebook, você deve escolher aquela para a qual o anúncio se destina. Depois é preciso definir o público alvo do seu anúncio, definir a localização das pessoas que serão alcançadas pelo seu anúncio, além da idade, do gênero e dos idiomas falados.

Você deve segmentar o público por interesse, definir o melhor nicho para o seu negócio. Essas são as opções básicas, porque conforme a opção escolhida no objetivo da campanha, algumas outras opções podem existir, contudo, não se preocupe com isso, tudo é bastante intuitivo.

Será preciso definir o posicionamento do seu anúncio. Você tem interesse em alcançar usuários no Facebook e também no Instagram? Em dispositivos móveis e também no desktop? Se sim, deixe marcada a opção “Posicionamentos automáticos”, caso queira definir especificidades, que incluem até mesmo o sistema operacional usado pelo usuário utilize a opção “Editar posicionamentos”.

A próxima opção a ser definida é o orçamento a ser usado em sua campanha. Com pequenas variações para cima ou para baixo, o mínimo de investimento em uma campanha é de R$2,50 por dia, um valor bem baixo se comparado a outras plataformas. Eu não costumo fazer campanhas muito extensas quando tenho um objetivo específico, como a venda de um livro. Normalmente, utilizo o valor de R$15,00 em uma campanha que dura apenas um dia, porque se com esse valor não atingi meu objetivo em 24h, melhor não seguir com a campanha e tentar mudar o anúncio.

Preste muita atenção nesse passo, caso alguma configuração saia errada, você pode ter de gastar um valor bem alto ao final do processo. O Facebook indica R$25,00 por dia, em uma campanha de 31 dias. Ao final disso, você poderá pagar cerca de R$700,00. Evite surpresas desagradáveis.

Defina o valor da ação em seu anúncio. O valor do lance pode ser automático ou manual. Deixando no modo automático, o próprio Facebook ajudará você a obter o número máximo de cliques pelo menor preço. Poderá também definir se o pagamento será realizado por impressão ou por clique. Caso seu objetivo seja aparecer para mais pessoas, o ideal será pagar por impressão, mas se o objetivo final for o clique, pague apenas por essa ação do usuário. É possível definir ainda se seu anuncio estará disponível durante todo o tempo, ou somente em horários específicos, gerando maior engajamento para o seu nicho.

Depois de definir o objetivo e o público a ser atingido, chegou o momento de definir o formato do anúncio. Ele terá uma imagem única? Será um vídeo ou uma apresentação multimídia? Caso queira utilizar uma imagem, o mínimo que ela deve ter é 1200 x 444 pixels. Lembre-se que o Facebook pode mudar essas opções sempre que achar conveniente, então preste atenção nas exigências. O ideal é que uma imagem, para converter mais, tenha o mínimo de texto possível, você não deve usar mais do que 20% da imagem com texto. Normalmente imagens mais simples tem maior poder de conversão.

Cores contrastantes naturalmente atraem nossa atenção, como o Facebook trabalha com a cor azul, imagens simples e nas cores laranja, amarela, vermelha e grená tendem a chamar bem mais a atenção do público. O Facebook permite que você utilize até seis imagens em um anúncio. Podemos criar seis anúncios com o mesmo texto, mas com imagens distintas, com isso você poderá testar qual imagem gera mais engajamento em sua campanha.

Caso venha a utilizar um vídeo, você deve seguir as seguintes especificações:

– Formato: arquivos .MOV ou .MP4;

– Resolução: no mínimo 720p;

– Taxa de proporção recomendada: widescreen (16:9);

– Facebook: máximo de 60 minutos (2,3 GB).

Se for utilizar uma apresentação multimídia, mesclando vídeos e imagens, as especificações são as seguintes:

– Use imagens de alta resolução ou um arquivo de vídeo para criar uma apresentação multimídia;

– Taxa de proporção recomendada: widescreen (16:9);

– Facebook e Instagram: 50 segundos no máximo;

– As apresentações multimídia serão executadas em loop.

Preste bastante atenção nas suas definições de onde o anúncio será apresentado, se no Facebook somente, em quais áreas ou se aparecerá também no Instagram. É muito importante analisar o resultado final do seu anúncio em cada uma das possibilidades, para que você possa alterar as imagens ou vídeos antes de publicá-lo.

Esse é um guia básico para fazer anúncios no Facebook, utilize as dicas da própria plataforma para alcançar melhores resultados.

Até a próxima.

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Sobre Rodrigo Barros

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Empreendedor e escritor, Rodrigo Barros é bacharel em Biblioteconomia e em Sistemas de Informação, com pós-graduação em Gerência de Projetos e MBA em Gestão de Marketing. Fundador e editor chefe na Cartola Editora.

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