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Marketing Literário: Usando o Twitter para promover-se como escritor

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Depois de escrever diversos artigos sobre Marketing Literário nas redes sociais, chego àquela que mais gosto de usar e a qual me encontro mais ativo. O Twitter é uma plataforma essencial para quem pretende expandir a visibilidade de sua marca e de seus produtos, a limitação de 140 caracteres por postagem faz com que a criatividade seja a alma do negócio.

O Twitter tem mais de 300 milhões de usuários ativos e tudo aquilo que você vê por aí surge primeiro na plataforma. Notícias, debates e “memes”, tudo aparece primeiro por lá e só depois parte para as outras redes. Se você é um usuário fiel ao Facebook, saiba que tudo que você vê como novidade, já foi discutido no Twitter. Muito do que se discute de forma séria no Facebook, já até virou piada na rede do passarinho azul. Muita gente influente está por lá, artistas, políticos, jornalistas, empresários e claro, escritores. O contato é mais simples, direto e normalmente respondido, seja pelo escritor anônimo ou pelo Paulo Coelho.

Tudo no Twitter ocorre em tempo real. A experiência é única perto das outras redes. Ano passado, em parceria com a liga de futebol americano profissional, a NFL, o Twitter começou a transmitir partidas ao vivo e isso é só o começo. Ainda que não chegue nem perto do índice de audiência da TV, a mistura de vídeo com diálogo cria interação, e isso gera engajamento. Esse processo já ocorre naturalmente, o que está passando na TV, normalmente está sendo discutido no Twitter, seja a rodada do Campeonato Brasileiro, o Big Brother ou o Masterchef.

O Twitter transmitiu o primeiro debate entre Hillary Clinton e Donald Trump nos Estados Unidos, e fará o mesmo com os próximos. Por aqui, os debates na TV Globo para as prefeituras das principais cidades foram debatidas da mesma maneira, mas sem a imagem sendo transmitida via aplicativo. Questão de tempo. Várias empresas estão pisando fundo para tentar adquirir a plataforma, entre elas o Google e o próprio Facebook. No futuro, a tendência é termos usuários ainda mais fidelizados.

Darei agora algumas dicas sobre como usar melhor a plataforma para alavancar sua carreira de escritor e a venda de seus livros. Eu mesmo já vendi centenas de exemplares pela plataforma, acredite, ela funciona.

1 – Integre sua conta às outras redes sociais

Integre sua conta no Twitter com outras plataformas, como o LinkedIn, Facebook, etc. Isso facilita com que seus seguidores o façam também em todas as redes. Tome muito cuidado ao fazê-lo. Integrar redes sociais não significa compartilhar o mesmo conteúdo entre elas.

Nem sempre a brincadeira que você faz no Twitter cai bem no seu perfil corporativo do LinkedIn. Crie links entre elas, mas divulgue sempre seu conteúdo de forma específica para cada rede que você estiver presente.

2 – Siga perfis do mesmo nicho que o seu

Alguns especialistas acreditam que você deve seguir de volta perfis que o seguem, como fazem as empresas. Lembre-se, você não é uma empresa, se vai usar o seu twitter de forma direta, sem que seu perfil seja administrado por uma assessoria, isso se torna inviável. Uma timeline gigantesca não dá pra acompanhar. Eu sigo os perfis de jornais, notícias, alguns amigos e escritores e editoras. Converse com pessoas do meio, você se tornará relevante com o tempo.

3 – Cuidado com a grafia correta das palavras

É sempre bom lembrar que para um escritor não cai bem escrever errado e cheio de gírias. Se você deseja ser reconhecido como escritor, faça por onde. Existem plug-ins nos principais navegadores que corrigem erros gritantes, são corretores ortográficos como o do Word. No aplicativo, o próprio teclado do celular já ajuda na correção. São apenas 140 caracteres, se consegue errar ali, imagina em um livro de trezentas páginas?

4 – Interaja com seus seguidores

Até as maiores empresas já interagem com os seus usuários, não é você quem vai dar uma de “poser” e ignorar aqueles que seguem sua conta. Nada mais antipático do que um perfil que se recusa a interagir com outros usuários. Isso se aplica também aos perfis mais famosos. Muitas pessoas conhecidas da TV, jornais e etc. curtem minhas mensagens e comentam.

Essa atitude faz o perfil ganhar mais simpatia, e por consequência usuários.

Evite entrar em discussões mais acaloradas. O que não falta na internet são perfis, muitas vezes “fakes”, que passam o dia tentando te tirar do sério, com deboches e ofensas. Ignore-os, o que eles querem é plateia. Você pode postar o que pensa, e se não concordarem, paciência, diga que não tem interesse no debate e corte o assunto.

5 – Use imagens e hashtags em suas postagens

Postagens com imagens tendem a receber mais atenção e RTs. O melhor de tudo, é que agora, imagens não entram mais nas contagens dos 140 caracteres, então use imagens de eventos, capas de livros, imagens que usa para ilustrar uma postagem de seu blog e etc.

Use hashtags para ajudar na busca por conteúdo similar ao seu. Você será mais facilmente encontrado se utilizar as palavras certas. Use no máximo três hashtags.

6 – Esteja atento aos assuntos do momento

No Twitter é muito fácil descobrir quais os assuntos mais relevantes naquele dia. Você pode dar uma olhada nos Trends Topics, as marcações do que está sendo dito com mais relevância naquele instante. Através da aba “Descobrir” é possível entender quais os temas mais populares.

Se esses assuntos tiverem ligação com seu nicho de mercado, é sempre bom debater sobre o tema, ou divulgar uma postagem em seu blog comentando sobre o assunto.

7 – Poste links do seu site

Como já havia dito antes, tudo que você posta nas redes sociais tende a sumir com o tempo. Aquilo que você escreve em seu site sempre estará lá com você, até mesmo os comentários em suas postagens. Use as redes sociais para engajar seu público e levá-lo ao seu espaço. Tudo que estiver sendo escrito por você, em qualquer lugar, sempre deve ser compartilhado.

No Twitter, coloque o texto da postagem, o link para seu site e a imagem que ilustra o artigo. As chances de cliques aumentam exponencialmente. Se você tem um canal no Youtube, compartilhe o link junto do título, ele poderá ser visualizado sem que o usuário precise sair do Twitter.

Caso tenha ficado com alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo, que terei o prazer em ajudar você.

Até a próxima.

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Sobre Rodrigo Barros

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Empreendedor e escritor, Rodrigo Barros é bacharel em Biblioteconomia e em Sistemas de Informação, com pós-graduação em Gerência de Projetos e MBA em Gestão de Marketing. Fundador e editor chefe na Cartola Editora.

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