Kindle paperwhite: Prático como você

1976 – I Copa Viña del Mar

O Fluminense foi convidado a participar da I Copa Viña del Mar, realizada no Chile em 1976. A delegação viajou na manhã do dia 17 de fevereiro do mesmo ano, em avião da LAN, chefiada pelo Vice-Presidente de Interesses Legais, José Carlos Villela Rabello. O então presidente Francisco Horta também acompanhou a delegação.

A delegação foi formada pelos seguintes profissionais: Dr. Durval Valente (médico), Waldyr Pereira (Didi, orientador tático), professor Célio de Barros (técnico e preparador físico), Domingos Bosco (supervisor), João Batista Carlos Pinheiro (auxiliar técnico), Antônio Emío Pereira Aguiar (roupeiro) e Edir Castro Lima (massagista).

A delegação

Os atletas relacionados para a copa foram: Carlos Alberto Gomes, Carlos Alberto Torres, Carlos Eduardo D. Ribeiro, Dirceu J. Guimarães, Édino Nazareth Filho, Erivelto Martins, Fernando Luiz B. Pires, Gilberto Alves, José Rodrigues Neto, Kleber Ribeiro Filho, Luiz Alberto Pirola, Moacir Fernandes, Narciso Doval, Nielsen Elias, Paulo César Lima e Renato da Cunha Vale.

O Fluminense estreou na competição no dia 19 de fevereiro de 1976, às 21h30, enfrentando a equipe do Union Española, no estádio de Sausalito, estádio no qual o Brasil havia disputado as oitavas-de-final da Copa do Mundo de 1962. A equipe do Union Española era campeã chilena e vice da Libertadores da América de 1974. Mesmo com o jogo truculento aplicado pela equipe Chilena, o Fluminense estreou com vitória após gol de Doval.

Carlos Alberto Torres com a Taça

A segunda partida aconteceu na noite de 21 de fevereiro, um empate em 0 a 0 com a equipe do Everton, clube da cidade anfitriã. Como antes ocorreu um empate entre o Union e o Everton, o Fluminense conquistou o título do torneio triangular, denominado de I Copa Viña del Mar.

Após disputar a Copa Viña del Mar, o Fluminense foi à Concepción enfrentar o Desportos Concepción, vice campeão chileno de 1975, no Estádio Municipal da Cidade. A partida foi realizada na noite de 25 de fevereiro e com dois gols de Gil, um de Rodrigues Neto e um de Paulo César, o Fluminense goleou a equipe da casa por 4 a 0. A delegação regressou ao Rio de Janeiro no dia seguinte à partida, chegando na noite de quinta-feira em voo das Aerolíneas Argentinas.

Equipe base participante do torneio: Renato, Rodrigues Neto, Carlos Alberto Torres, Edinho e Carlinhos; Pintinho, Kleber e Erivelton; Gil, Doval e Paulo César.

Os jogos
Fluminense 1 x 0 Union Española

Local: Estádio de Sausalito ( Viña del Mar )

Data: 19/02/1976

Gol: Doval, no primeiro minuto do segundo tempo

Público: estimado em 30 mil

 

Fluminense 0 x 0 Everton

Local: Estádio de Sausalito ( Viña del Mar )

Data: 21/02/1976

Público: não divulgado

A taça da I Copa Viña del Mar

 

Web Analytics