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Marketing Literário: Impulsionando a carreira de escritor no LinkedIn

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O LinkedIn é a principal rede corporativa do mundo e engana-se quem pensa que a ferramenta serve apenas para buscas de emprego, igual ocorre em serviços como o Vagas ou a Catho. No Brasil, apesar de ter crescido bastante, a rede ainda não é frequentada por todos, mas a tendência é o crescimento. Nos últimos meses, a plataforma teve o acréscimo de 25% em sua base de usuários, reflexo da crise econômica e do aumento do índice de desemprego que atingem o país. O Brasil é o terceiro maior mercado do site, contando hoje com cerca de 25 milhões de perfis cadastrados.

Se você pretende utilizar a ferramenta para divulgar seu trabalho de escritor, a primeira coisa a fazer é direcionar seu perfil para isso. Não custa lembrar que ser escritor é uma profissão e sendo assim exige estudo e preparação como qualquer outra, faça cursos na área e liste-os em seu perfil profissional, quanto mais preparação tiver, melhor será sua escrita. Preencha também o campo chamado “Dicas para entrar em contato” com o endereço de seu site.

Uma nova ferramenta interessante do LinkedIn é a chamada “Publicações”. Você pode incluir em seu perfil todas as publicações já realizadas, sejam elas artigos científicos, artigos em revistas ou livros, com a possibilidade de marcar outros autores que participaram de sua obra, veja o resultado em meu perfil: https://br.linkedin.com/in/rodoinside

Você pode participar de grupos específicos sobre literatura, existem alguns, ainda que pouco movimentados, mas já ajudará a criar networking e debater sobre o tema. Existem grupos dos mais diversos tipos, sobre os mais diversos temas e sempre vale a pena participar. Eu mesmo criei um grupo específico para o debate sobre Marketing Literário e sua presença será sempre muito bem vinda: https://www.linkedin.com/groups/12003664

Siga também perfis de editoras, escolas para escritores, editores, agentes literários e escritores.  Você ficará sabendo as novidades do mercado literário e receberá muitas dicas sobre a arte da escrita. Se você já divulga o seu conteúdo em um site ou blog, compartilhe o mesmo no LinkedIn, exatamente como faz em outras plataformas como o Facebook. Outro ponto interessante é que o LinkedIn permite que você divulgue seu conteúdo diretamente na plataforma. Se uma postagem começa a ganhar acessos maiores, o próprio LinkedIn dará destaque a ele em uma de suas categorias. Não preciso dizer que isso pode fazer com que centenas de novos leitores cheguem ao conteúdo que você escreve. Essa é a melhor maneira de conseguir visualizações para o seu conteúdo na plataforma.

Além de alavancar conteúdo de forma orgânica, o LinkedIn permite que você faça campanhas patrocinadas, levando seu conteúdo à timeline de outros usuários. Este recurso é bastante útil para que seus conteúdos relevantes cheguem às pessoas de forma a divulgar melhor sua marca como escritor e suas obras já publicadas. Estas atualizações patrocinadas são facilmente customizadas, sendo possível utilizar localização, idade, escolaridade, sexo, entre outras. Essa é uma boa forma de aumentar o tráfego do seu site, fazendo com que potenciais leitores cheguem aos seus escritos.

Você pode se aprofundar melhor no tema lendo as dicas e as instruções disponibilizadas no próprio Linkedin:

O guia básico de como criar anúncios no LinkedIn.

Caso tenha ficado com alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo, que terei o prazer em ajudar você.

Até a próxima.

OBS: Caso queira, assine nossa Newsletter exclusiva para Marketing Literário:

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Sobre Rodrigo Barros

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Empreendedor e escritor, Rodrigo Barros é bacharel em Biblioteconomia e em Sistemas de Informação, com pós-graduação em Gerência de Projetos e MBA em Gestão de Marketing. Fundador e editor chefe na Cartola Editora.

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