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Marketing Literário: As melhores estratégias para escritores

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Eu demorei certo tempo para perceber a diferença que o Marketing poderia fazer em minha vida. Minha primeira formação acadêmica foi em Biblioteconomia, depois me formei em Sistemas de Informação e me pós-graduei em Gerência de Projetos. Foquei minha carreira na área de análise de sistemas, mas o que sempre me encheu os olhos foi a Internet.

Ainda na faculdade de Biblioteconomia, desenvolvi minha primeira página em HTML, isso em 1998, pouco depois de termos em casa o primeiro microcomputador, um “possante” 486. Não preciso dizer que comecei a produzir meus primeiros textos em uma máquina de datilografia, anos antes da invenção dos processadores de texto. Com o avanço da internet, fui desenvolvendo sites pessoais de forma amadora, para mim e para terceiros, até que em 2010 abri uma agência e a “brincadeira” passou a se tornar um negócio.

Com a agência, descobri que poderia fazer mais que só desenvolver o leiaute desses sites, poderia desenvolver também o conteúdo. Da produção de conteúdo para escritor publicado foi um passo, mas vamos voltar ao tema deste artigo. Durante esse período, os sistemas de busca mudaram definitivamente com o surgimento do Google e de seu código de ranqueamento. Não bastava mais ter sua empresa na Web, ela precisava ser encontrada. E esse foi o meu primeiro contato com o Marketing.

Iniciei estudos em SEO (Search Engine Optimization), buscando artigos, participando de Workshops e depois me certificando em diversos cursos, incluindo também estratégias em redes sociais. Após algumas formações em Marketing Digital e já prestando serviço para grandes empresas no mercado, deixei a agência passando a trabalhar em uma empresa de saneamento, justamente em Comunicação Corporativa e Marketing. Decidi dar um passo a frente, buscando formação acadêmica na área e fiz um MBA em Gestão de Marketing.

Uma das primeiras coisas que aprendi nos Workshops, com a best-seller Martha Gabriel, e depois na Faculdade foi que não existe Marketing Digital, apenas Marketing. Quando ouvi isso pela primeira vez, não concordei com a definição, mas hoje tenho uma visão diferente sobre o assunto. As mesmas estratégias usadas off-line podem ser aplicadas online, o que muda é a ferramenta, e claro, a interação com o cliente, que deixou de ser passivo para se tornar ativo, interagindo com as marcas e influenciando outros consumidores. Quando publiquei meu primeiro livro, passei a buscar estratégias para divulgar seus lançamentos e suas vendas, aplicando na venda do mesmo, as estratégias que aprendi para os mais diversos segmentos.

Se você chegou até este artigo, tem interesse em divulgar sua obra, então aí vai a primeira dica: não existe Marketing Literário, o que existe é Marketing, e é em cima dele que vamos montar estratégias para divulgar seu livro e construir um mercado em volta do seu nome, que precisa se tornar sua marca. Você deve estar pensando, se não existe Marketing Literário, porque o termo dá nome a este artigo? Pois bem, em um artigo específico sobre ranqueamento nos mecanismos de busca, explicarei porque o termo é e será sempre empregado por aqui.

Escritores escrevem para ser lidos, e para serem lidos precisam de mercado, todos queremos leitores, e ninguém vive de brisa não é mesmo? Precisamos vender, então vamos lá:

O que é Marketing?

Segundo Philip Kotler, a principal referência na área, o Marketing pode ser definido da seguinte forma:

“O Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro. Ele aponta quais os segmentos que a empresa é capaz de servir melhor e que projeta e promove os produtos e serviços adequados.”

Resumindo o conceito, Marketing é uma série de estratégias, técnicas e práticas que têm por objetivo final agregar valor a marcas e/ou produtos, atribuindo maior importância das mesmas para um nicho específico de consumidores. O Marketing não tem como único objetivo vender um produto, no nosso caso um livro, ou nossos serviços como escritores. Esta ciência se aprofunda em tudo que engloba o processo, desde produção, logística, comercialização, pós venda, e o fortalecimento da marca.

O Marketing possui quatro pilares básicos para toda e qualquer estratégia. Esse Composto de Marketing, que alguns chamam de Mix de Marketing, é conhecido como Os 4 Ps do Marketing: produto, preço, praça e promoção. Mais importante do que decorar essas “palavrinhas mágicas”, é preciso entender o conceito de cada uma delas.

P de Produto

Esse conceito engloba produtos e serviços oferecidos por uma organização ou pessoa física. Define atributos e características do que é oferecido, tanto para a equipe que produz o produto/serviço, quanto para o público alvo. Todo produto tem um ciclo de vida: introdução, crescimento, maturidade e declínio. Entendendo o ciclo de vida do seu produto, torna-se mais fácil perceber qual é o seu momento, planejando as melhores estratégias para o presente e principalmente para o futuro.

P de Preço

Esse pilar é extremamente importante para definir o sucesso do seu empreendimento. É ele quem define o valor a ser cobrado pela solução oferecida. Entenda que valor é diferente de preço, não estamos focados apenas no preço que estará na etiqueta da loja colado em seu livro e sim no valor que o público atribui ao seu produto, qual a percepção que o público alvo tem da sua marca para valorizar o seu produto e com isso estar disposto a pagar o preço que é cobrado pela sua publicação.

P de Praça

Esse pilar é responsável pela definição de como o cliente chega até você, aos seus produtos e serviços. Ele auxilia a definir onde e como seu produto estará acessível ao  consumidor. Não adianta ter uma loja online vendendo o seu livro, se ninguém acessa o site desta loja, não é mesmo?

P de Promoção

Esse pilar não tem relação com liquidações ou preços baixos dos shoppings. Têm por objetivo fazer com que sua mensagem chegue ao local correto, fazendo com que consumidores conheçam seu produto, o que você tem a oferecer, passando assim a considera-lo em sua decisão de compra. Se você é um escritor iniciante, muitas vezes independente, como fazer para que o seu nicho de mercado tome a decisão de adquirir seu livro?

Além do Marketing, aprendi com a Gerência de Projetos, que planejamento é um processo fundamental para termos êxito ao final de qualquer coisa que nos dispusemos a fazer. Sendo assim, os 4 Ps do Marketing, independente da nomenclatura usada, compõem um conceito de fácil acesso, entendimento e sucesso, seja para um escritor iniciante, ou para aqueles que já possuem um público cativo.

Existem diversas publicações sobre Marketing no mercado, caso queiram se especializar no assunto. Podem me pedir dicas, que terei prazer em indicar algumas obras. Indico desde já um livro com diversos assuntos interessantes, que conta com um artigo meu sobre o uso das redes sociais como ferramenta de Marketing:

Economia, Gestão e Marketing – Artigos escolhidos:

Essa obra conta com diversos artigos acadêmicos sobre os temas que dão nome ao livro, incluindo um artigo meu sobre Marketing. Você pode adquirir um exemplar AQUI.

O uso das redes sociais como ferramenta de marketing e seu impacto no relacionamento entre marcas e consumidores:

Esse artigo encontra-se a venda na Amazon, em formato digital, para quem quiser ler somente sobre o tema. Ele é gratuito para quem usa o Kindle Unlimited. Adquira o seu AQUI.

Nos próximos artigos, focarei melhor em estratégicas específicas para divulgar seu nome e seu livro. Pretendo lançar um novo artigo sobre Marketing para escritores todas as terças e quintas, ainda assim, assine o rss feed aqui do blog e seja avisado sobre as novas publicações:

http://www.rodoinside.com.br/feed

 Acompanhar-me nas redes sociais também auxiliará no acompanhamento do tema, os links estão no rodapé do site.

Até a próxima.

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Sobre Rodrigo Barros

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Empreendedor e escritor, Rodrigo Barros é bacharel em Biblioteconomia e em Sistemas de Informação, com pós-graduação em Gerência de Projetos e MBA em Gestão de Marketing. Fundador e editor chefe na Cartola Editora.

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Um comentário

  1. Sou uma editora, tenho alguns autores que tem potencial mas não consigo vender os livros deles.
    Meu negócio surgiu como estúdio mas foi logo arrastado para ser gráfica, digo arrastado porque os clientes não aceitam que você não entregue para eles o livro pronto, e assim, incorporei a parte da editora ao negócio e fui crescendo e hoje tenho livraria também. A tendência é essa me parece. E chegou o momento de entender mais sobre marketing. Falo tudo isso e parece que sou iniciante mas funciono como empresa faz 30 anos. Claro que aprender não tem fim.

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