De todas as redes sociais em que tenho um perfil, a que menos utilizo é o Snapchat. Primeiro porque sempre achei sua existência desnecessária, já que a princípio, tudo que um escritor pode fazer no Snapchat, ele pode fazer também no Instagram, inclusive enviar imagens privadas. A única grande diferença entre as plataformas é que no Snapchat você pode determinar quanto tempo um conteúdo estará disponível para seus usuários, se apenas alguns segundos, ou se seguirá disponível em sua timeline. Sendo assim, porque usaríamos o Snapchat?
Segundo os últimos números, o Snapchat conta atualmente com 150 milhões de usuários ativos. A rede social já ultrapassou o Twitter em número de pessoas que publicam ou visualizam conteúdo diariamente, em 2016. No ano passado, a plataforma já havia ultrapassado o Whatsapp, Instagram e Facebook em volume de fotos postadas. Com números expressivos como esses, nós não podemos ignorar o aplicativo. Muitos escritores já utilizam a plataforma, deixando de lado o preconceito e entendendo que o Snapchat é muito mais do que um aplicativo dedicado aos “nudes”.
Veja mais alguns números da plataforma:
– A maioria dos usuários tem entre 13 e 34 anos de idade;
– Cerca de 70% dos usuários é do sexo feminino;
– Mais de 5 bilhões de vídeos são visualizados na rede diariamente;
– A maioria dos usuários acompanha eventos globais através da função “ao vivo”, ao invés de absorver conteúdo pelos programas de TV.
Agora que já entendemos que não há como ignorar o Snapchat, vamos às dicas de como utilizar o aplicativo como plataforma de marketing para promover seus livros e sua imagem como escritor:
1 – Divulgue seu livro
Além de divulgar a capa do seu livro, enviar fotos segurando um exemplar nas mãos, você já pensou em divulgar também trechos do seu livro? Diferente do que ocorre no Instagram, você pode divulgar algumas páginas, um poema, etc., e estabelecer que ele fique disponível apenas por alguns segundos, dando um gostinho de “quero mais” para seu leitor.
2 – Lance promoções especiais
Você pode criar promoções exclusivas para os seus seguidores no Snapchat, divulgando códigos de desconto em sua loja, por exemplo.
3 – Compartilhe vídeos
Como já falamos antes, todos adoram vídeos. Divulgue vídeos sobre lançamentos, eventos literários, leia trechos do seu livro, entre outros.
4 – Promova o engajamento de seus leitores
Peça para que seus seguidores divulguem de forma espontânea seu livro, trocando fotos, lendo trechos do seu livro, e fazendo pequenas resenhas.
5 – Seja você mesmo
Como já falamos antes, as pessoas gostam de seguir pessoas, querem saber mais sobre você, sua vida, seus gostos etc. Então, sempre que possível, divulgue material sobre o seu dia a dia, bastidores dos eventos que participa e de quando você está escrevendo.
Abaixo alguns perfis que podem inspirar atualizações em seu perfil:
Livraria:
amazonbr – Amazon Brasil
Editoras:
editoraseguinte – Editora Seguinte
editoraarqueiro – Editora Arqueiro
editorasextante – Editora Sextante
Grupoedrecord – Editora Record
ed.intrinseca – Editora Intrínseca
grupoautentica – Editora Autêntica
globoalt – Editora Globo Alt
editoraaleph – Editora Aleph
cialetras – Editora Companhia das Letras
Escritores:
carissavieira – Carissa Vieira
thalitareboucas – Thalita Rebouças
pepperpaula – Paula Pimenta
BrunadoBlog – Bruna Vieira
apamgoncalves – Pam Gonçalves
mirelapaess – Mirela Paes
kel-costa – Kel Costa
caestrela – Carolina Estrella
affonsosolano – Affonso Solano
johngreensnaps –John Green
rodoinside – Esse autor que vos escreve =)
Até a próxima.
OBS: Caso queira, assine nossa Newsletter exclusiva para Marketing Literário:
[optin-cat id=1293]