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Marketing Literário: Pinterest para autores

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O Pinterest foi criado para ser uma ferramenta de descoberta visual que visa salvar ideias criativas para posterior utilização. O objetivo é simples, você dá um “pin” em uma imagem que lhe interessa, e essa fica salva em seu perfil para consultas futuras. De ferramenta para designers, a rede social acabou por se tornar um espaço muito maior do que somente criar inspiração, tornou-se um espaço para coleções e compartilhamento de imagens.

A rede social surgiu oficialmente no Brasil em fevereiro de 2015, quando inaugurou o primeiro escritório local. De lá pra cá, o número de usuários mais que dobrou de tamanho em terras tupiniquins. Além do número crescente de tráfego na rede social, existe um bom motivo para um escritor se fazer presente no Pinterest, não existem muitas ligações entre os perfis, você perde pouco tempo na plataforma, tornando-se mais eficiente. Diferente de outras redes, ninguém se preocupa se você comenta algo ou interage com os seus seguidores. Você pode passar horas procurando algo que lhe agrada, ou poucos minutos fazendo apenas o que deve ser feito.

Vamos a alguns passos para divulgar sua obra no Pinterest:

1 – Configurando seu perfil

O primeiro passo para utilização do Pinterest é criar um perfil corporativo, com ele você poderá ter acesso a ferramentas que o usuário comum não tem, como o número de vezes em que o seus pins aparecem na página principal, os números de “pins” em sua página e o número de “repins” que você recebe. Resumindo, você terá estatísticas que um perfil comum não tem. Ok, mas você já tem um perfil em uso e ele não é um perfil corporativo, o que fazer?

Basta acessar esse endereço e converter o seu perfil, seguindo as instruções do Pinterest, caso não tenha um perfil, é só criar um:

https://business.pinterest.com/pt-br

Entre os procedimentos necessários, você deverá certificar seu site para usar uma conta corporativa. Se ainda não tem um, dê uma lida no artigo “Marketing Literário: Você já tem um Blog?” e apresse-se para criar seu espaço na Internet.

2 – Scrapbook virtual

Assim que tiver sua conta, crie suas pastas para separar o conteúdo que deseja. As pastas no Pinterest são como álbuns de fotografia, então crie entre 5 e 10 pastas com títulos curtos, mas eficazes. Crie uma placa para o seu site, por exemplo, chamada de “Blog”, adicione em seu site o botão “pin” e comece você mesmo a compartilhar imagens do seu site e as capas do seu livro, afinal, o objetivo é divulgar sua marca, correto?

Crie uma placa para o gênero literário que você se interessa, por exemplo, “Terror”, compartilhe capas de livros que você gosta, não somente o que escreve, promova conteúdo interessante em seu perfil, outros blogs, pôsteres de filmes etc.

3 – Use o Pinterest no celular

Você e 99% da humanidade não têm muito tempo para perder, então a melhor opção pra manter o seu perfil atualizado é instalar o aplicativo do Pinterest no seu celular. Assim você não precisa estar sentado em frente ao computador buscando imagens para atualizar seus álbuns.

Caso tenha alguma dúvida sobre como transformar o seu perfil em comercial ou ainda no uso da plataforma, deixe seu comentário que terei o prazer em ajudar você.

Até a próxima.

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Sobre Rodrigo Barros

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Empreendedor e escritor, Rodrigo Barros é bacharel em Biblioteconomia e em Sistemas de Informação, com pós-graduação em Gerência de Projetos e MBA em Gestão de Marketing. Fundador e editor chefe na Cartola Editora.

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